speaker-photo

Nuno Maulide

Estamos a comer plástico?
10h30 - 11h00

Sábado 21 Outubro

ESTAMOS A COMER PLÁSTICO?

A vida na Terra está a afogar-se em milhares de milhões de pedaços de plástico. No mundo inteiro, os animais são afetados quer por ingerirem, quer por ficarem emaranhados nas armadilhas do plástico. Aliás, estas acabam por ser a causa da morte de cerca de 300 mil mamíferos marinhos por ano e de mais de 400 mil aves marinhas.

Governos e empresas do mundo inteiro estão a começar a resolver o problema, mas talvez já seja tarde demais. Os cientistas descobriram que o plástico entra no nosso corpo a partir de inúmeras fontes: o ar que respiramos, a água que bebemos, os alimentos que comemos… Da criatura mais pequena ao maior mamífero, o nosso planeta depende de um oceano saudável e próspero para a sua sobrevivência. Resta saber se conseguiremos fazê-lo...

Sábado 21 Outubro

QUÍMICO E DIVULGADOR DA CIÊNCIA

Estudou Química no Instituto Superior Técnico de Lisboa, é Mestre em Química pela École Polytechnique e Doutorado em Química pela UCLouvain - Université Catolique de Louvain. Completou o pós-doutoramento na Universidade de Stanford.

Actualmente, Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena. É também director do Laboratório Christian Doppler da Universidade de Viena e o mais jovem membro permanente da Academia Austríaca de Ciências. A sua investigação relaciona-se com a síntese de moléculas biologicamente ativas, tendo desenvolvido, entre outras coisas, um novo método de síntese orgânica com implicações no desenvolvimento da terapia do cancro.

Em 2019 foi eleito cientista do ano na Áustria e em 2018 foi o vencedor do prémio Ignaz Lieben, atribuído pela Academia de Ciências da Áustria.

Foi o primeiro português a receber o prémio “Bayer Early Excellence in Science Award 2012” na área da Química.

Em 2022 conquistou o Prémio Verde ‘Personalidade’, atribuído pela Revista Visão, em Parceria com a Águas de Portugal e foi eleito ”GQ Man of the Year” na categoria “Ciência”.

Paralelamente às suas funções como investigador, Nuno Maulide tem uma intensa actividade como divulgador de ciência, fazendo inúmeras palestras para públicos não especializados, tanto para adultos como para crianças e adolescentes de todos os níveis de ensino. É autor dos livros de divulgação científica Como se transforma o ar em pão (Planeta Edição, 2021) e Como desvendar o quebra-cabeças da origem da vida (Planeta Edição, 2022).