Joana Branco
Sábado 21 Outubro
PODEMOS FALAR COM OS ANIMAIS?
Muitos animais têm um repertório limitado de sons, mas compensam-no com uma vasta gama de movimentos corporais e faciais que lhes permitem comunicar. Alguns sinais são óbvios, mas a maioria é demasiado subtil para ser percebida pelos humanos.
Sem palavras para descodificar, os cientistas têm de se basear na análise física das vocalizações emitidas e depois compará-las com o comportamento observado.
A investigação está a mostrar que há mais sobreposições entre os humanos e os animais selvagens do que pensávamos. À medida que a ciência nos ajuda a descodificar o significado de certos gestos, podemos descobrir que a linguagem corporal de muitos animais provém da mesma linguagem universal, e é uma linguagem que podemos compreender.
Sábado 21 Outubro
BIÓLOGA
Joana Branco (Lisboa, 1985) é bióloga, jornalista e divulgadora de ciência. Tem desenvolvido a sua atividade profissional em diferentes países e áreas, incluindo a investigação fundamental, a etologia, a primatologia, o jornalismo científico e a comunicação e divulgação de ciência e tecnologia. É especialista em comportamento animal, em particular no comportamento dos macacos-prego, e apaixonada por qualquer tema de investigação relacionado com o comportamento desta e de outras espécies de macacos no Novo Mundo.