speaker-photo

Carlos Fiolhais

Porque somos Homo Curiosus? A curiosidae
10h00 - 10h25

Sábado 21 Outubro

PORQUE SOMOS HOMO CURIOSUS? A CURIOSIDADE

Desde os primórdios da humanidade que a curiosidade é a força motriz que nos leva a procurar respostas para tudo aquilo para o qual não conseguimos encontrar uma explicação. O ser humano é curioso por natureza e essa curiosidade é a força motriz que nos levou a atravessar fronteiras e a querer decifrar os segredos do universo, a desenvolver a ciência e a torná-la no que é hoje na nossa sociedade. A popularização da ciência faz parte da nossa cultura coletiva, ao ponto de se criarem canais de televisão especializados e toda uma indústria em torno do género documental. Os cientistas são os grandes curiosos por excelência, e alguns deles, graças à divulgação científica, conseguem tornar a ciência mais acessível e compreensível para o grande público. É graças a estes divulgadores e às numerosas plataformas de comunicação que os apoiam que pode existir um evento como o Homo Curiosus, onde a curiosidade é o princípio e o centro de tudo. Bem-vindo ao Homo Curiosus, o grande evento de ciência.

Sábado 21 Outubro

FÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO

Carlos Fiolhais (Lisboa, 1956) é professor de Física Teórica na Universidade de Coimbra, e realizou odoutoramento na Alemanha. Carlos Fiolhais comopessoa curiosa que é, escreveu mais de uma centenas de artigos científicos da sua área e muitos mais de teor pedagógico e de divulgação.
É ainda autor de dezenas de livros para jovens e para o grande público, alguns deles traduzidos internacionalmente (o mais vendido foi «Física Divertida»). Tem escrito para os média e aparecido na rádio e televisão. Criou um centro «Ciência Viva», Dirige a colecção «Ciência Aberta?» da editora Gradiva. Recebeu vários prémios e distinções nacionais e internacionais pela sua actividade de difusão da ciência.