Alexandre Quintanilha
Sábado 21 Outubro
AQUECIMENTO GLOBAL, POR QUE É QUE OS POLÍTICOS NÃO FAZEM MAIS PARA O DETER?
Nunca estivemos tão conscientes como agora do risco de colapso devido às alterações climáticas e, no entanto, parecemos ser incapazes de perceber a transformação coletiva que a situação parece exigir. Como se justifica a nossa inércia face à crise ambiental em curso? Por que razão o cérebro humano não consegue processar o aquecimento global? Poderão estar relacionados os interesses económicos e a dificuldade de sacrificar lucros imediatos para garantir benefícios a médio e longo prazo?
Tentamos decifrar os mecanismos comportamentais que explicam esta esquizofrenia coletiva. Os avanços mais recentes em neurociência, psicologia comportamental e antropologia revelarão os vieses cognitivos, as contradições e os medos que temos quando se trata de mudar o nosso estilo de vida: o viés da confirmação, a difusão de responsabilidade, a comparação social... Tudo isto explica como funciona o nosso cérebro ao receber a informação, como a ignora e as tentativas de reverter este facto.
Sábado 21 Outubro
DEPUTADO E FÍSICO
O pai açoriano e a mãe berlinense reforçaram a sua curiosidade e vontade de arriscar. Viveu os primeiros 25 anos na África Austral, onde se formou, os 20 anos seguintes na Bay Area da Califórnia e os últimos 30 anos em Portugal. Teve a sorte de liderar inúmeros grupos de trabalho e de conviver com pessoas imensamente inspiradoras. Doutorou-se em física, estudou o stress oxidativo nos seres vivos e a forma como lidamos com o risco. Criou e ajudou a criar vários centros de investigação e vários cursos de estudo nas Universidades de Berkeley e do Porto, sempre multidisciplinares. Hoje, como deputado, contribui para uma política baseada no conhecimento.